quinta-feira, 7 de julho de 2016

Transferwise: uma startup genial barateia transferência internacional. Saiba como gastar menos com câmbio

Fuja das altas tarifas transferência internacional e câmbio

Veja meu exemplo de como perder dinheiro rapidinho. No mês passado fiz uma compra em Euro no cartão do HSBC. Fiz as contas e verifiquei que paguei 12% a mais do que o câmbio real!  Foi 1% de perda na conversão do Euro para Dólar, 4% na conversão do Dólar para Real, e para completar, 6,38% de IOF.
É muito comum você ver bancos e casas de câmbio anunciando que não cobram tarifas, mas usando uma taxa de câmbio muito diferente da comercial.

A Transferwise veio com uma proposta de transparência e baixo custos, baseada num modelo inovador.
Ela usa o câmbio comercial e não o turismo. Isso mesmo, o câmbio real que aparece no Google.
E cobra 2,5% de tarifa (era 2% antes). Nada mal !  Veja o câmbio praticado nesse instante, fazendo uma simulação rápida no site.

Como funciona
Fiz uma transferência de R$ para Libra na segunda-feira através do site.  O site emitiu um boleto, que paguei no mesmo dia. Na noite da terça, o pagamento do boleto foi reconhecido e o valor convertido para libra usando a taxa de câmbio do momento. Na quarta estava na minha conta no Reino Unido. Tarifa de 2% (obs: tarifa vigente na publicação do post).  IOF incluso. O processo todo dura dois a quatro dias e você é notificado a cada etapa concluída.

O mecanismo é inovador porque em vez de usar os canais tradicionais de câmbio, seu dinheiro vai para uma conta da Transferwise aqui (mais especificamente, uma conta da casa de câmbio MS Bank). E no  país de destino o dinheiro sai da conta deles de lá direto para sua conta. Veja que uma eventual operação no sentido inverso feita por outro usuário balancearia a conta deles.

A Transferwise é uma empresa autorizada para atuar no Reino Unido (link), assim como o MS Bank é autorizado pelo Banco Central. A proposta inovadora, aliada a um site e aplicativo bastante prático e funcional, teve grande destaque na mídia ( "East London's 20 hottest tech startups" pelo The Guardian e "Start Up of the Week" pela Wired UK. Fonte Wikipedia)

Se você se interessou, use o link abaixo para fazer seu cadastro. Com esse convite você se livra da
primeira tarifa da transferência (até um valor de £500), e eu ganho um trocadinho. O limite é de R$ 9.999,00 por mês e aceitam dezenas de moedas. No caso do Real, tanto o remetente como o destinatário devem ser pessoas físicas.

Link do convite: https://transferwise.com/u/ddde0d



3 comentários:

  1. Olá amigo.
    Grato pela informação.
    No faq da transferwise consta que eles promovem transferências peer to peer.
    Assim, talvez tenha sido apenas uma coincidência o MS Bank aparecer como beneficiário do boleto.
    Já fez uma segunda transferência para confirmar se a mesma instituição aparece no documento?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a minha própria pergunta, um conhecido acaba de fazer uma transferência e confirmou que o boleto dele também estava em nome do MS Bank.

      Excluir
    2. Valeu. Também consta o MS Bank nos "Termos e Condições" do serviço.

      Excluir