segunda-feira, 8 de abril de 2019

Empréstimos p2p: rendimentos de 12% em Euro!

(atualizado em 08/04/2019)
Os empréstimos pessoa a pessoa, ou p2p lending, não são exatamente uma novidade. Estão há mais de 10 anos em diversos países do mundo, com grande volume e rendendo muito mais do que a taxa básica de juros, mas também com bastante risco no caminho (como default nos pagamentos ou até mesmo a quebra da plataforma de negociação). É hoje uma indústria de mais de $1 trilhão de dólares em empréstimos. A rentabilidade típica gira na faixa de  3 a 20% ao ano.

Por que investir em p2p para ganhar 12% ao ano quando o Tesouro Direto paga isso sem risco?
Não quero passar a mensagem errada aqui. Também sou fã do Tesouro. Mas parto sempre do ponto de vista da alocação de portfólio. Primeiro, quanto de moeda forte preciso ter na minha carteira (por exemplo, 10%). Depois, o que vou fazer com esta moeda forte? pôr embaixo do colchão, pôr no banco no exterior a 1% ao ano, ou arriscar ganhar 12%? 

Ou em outro ponto de vista, o p2p no exterior é aplicação em moeda forte e de pouca inflação. No Brasil, os juros reais são 4% ao ano no Tesouro. Nada mal, mas que tal diversificar um pouco? Por sermos um país fechado, é comum estarmos 100% exposto ao risco Brasil, e não só os nossos investimentos financeiros, mas nossos bens ativos, emprego e renda.

Devido até mesmo a pouca discussão do assunto no Brasil, vamos aqui falar um pouco dos empréstimos p2p, as características comuns, quanto rendem e como aplicar. Vamos compartilhar um pouco da experiência de dois anos como investidor em algumas plataformas na Europa, onde há uma ampla gama de opções de fácil aplicação e bom retorno. Essas são as plataformas com as quais operamos: Lendy, Assetz Capital e Funding Secure na Inglaterra; Mintos, Peerberry e Grupeer na Letônia; Bondora, Iuvo Group e CrowdEstate na Estônia.

O que é o empréstimo p2p? 

São plataformas na web que intermedeiam os investidores e os tomadores de empréstimos. São características comuns para os investidores: a facilidade de se operar, tarifas muito reduzidas ou inexistentes, alta rentabilidade. Para os tomadores, o crédito é fornecido mais rapidamente e com menos burocracia. O objetivo das empresas é driblar a estrutura pesada do banco, e fornecer crédito mais barato aos melhores clientes ou atingir uma demanda não atendida.

O empréstimo p2p é um termo guarda-chuva que serve para muitos modelos diferentes. O normal é você investir um volume e receber mensalmente um percentual até chegar o vencimento, que pode variar de poucos dias a até vários anos.

Alguns exemplos:
- a Assetz Capital, na Inglaterra, oferece um plano automático com liquidez imediata (rendendo 4,1%) e outro com 30 dias para o resgate (rendendo 5,1%);
- também na Assetz, você pode também aplicar manualmente, escolhendo os empréstimos onde quer investir, comparando as taxas e as garantias para obter até 15,5%
- Na Lendy, todos os empréstimos são lastreados em imóveis, a maioria são desenvolvimento de novos projetos. Duram cerca de 1 ano e a rentabilidade é de 1% ao mês. Não mais recomendamos aplicar nessa plataforma.
- Já a Mintos, Bondora, Iuvo, Peerberry, Grupeer, Iuvo group, entre outros, são marketplaces, ou seja, fazem a ligação entre os investidores e os originadores de empréstimos.

O que avaliar ?

- País e regulamentação: os EUA têm o maior mercado mas estão fechados para os brasileiros. A Inglaterra tem um mercado mais maduro e regulamentado. Os países bálticos, Letônia e Estônia, têm o mercado mais vibrante e aberto, além da maior rentabilidade. Investidores brasileiros são aceitos em muitas plataformas, principalmente se tiver uma conta bancária na Europa (falaremos sobre a facilidade e conveniência de ter uma conta europeia em breve).

- Marketplace: são as plataformas que não fazem os empréstimos diretamente, mas os oferece a partir dos inúmeros originadores (loan originators).

- Garantia: alguns empréstimos podem ter garantia de recompra em caso de atraso no pagamento.

- Lastro: os empréstimos podem ter um lastro que pode ser vendido caso o tomador não efetue os pagamentos. Neste caso é importante ver a medida LTV (loan to value) que  indica a relação entre o valor do lastro frente ao do empréstimo.

- mercado secundário: a maioria das plataformas oferecem uma porta de saída onde você pode negociar seus papéis, com ou sem desconto.

- valor do empréstimo: pode variar muito, de mil a milhões de euros ou libras. O valor mínimo que você pode investir é bem baixo, às vezes até €1.

- taxas: nas plataformas citadas inexistem taxas de manutenção, depósito, saque e negociação.

Plataforma recomendada: MINTOS

Abriu em 2015 na Letônia. É hoje a maior plataforma para investidores internacionais, com um volume de empréstimos acumulado de 2 bilhão de euros, em mais de 30 países.  Tem 120 mil investidores cadastrados. É um marketplace, e isso diminui muito o risco de quebra de plataforma.
Oferece empréstimos de dezenas de originadores, em várias moedas. A maioria dos empréstimos tem garantia de recompra em caso de atraso.

Para se registrar na Mintos é preciso ter uma conta bancária em algum país da União Europeia. Uma forma prática e barata é abrir uma conta na LeoPay (antiga LeuPay), que oferece cartões pré-pagos em diversas moedas e não tem custos de manutenção. https://leupay.eu/  Você pode abrir uma conta na Europa na Paysera,  sem custos e praticamente sem tarifas.
NOTA: A Leopay não aceita mais conta de residentes no Brasil

Para transferir recursos, você pode usar o Transferwise, que cobra uma tarifa de 2,5% para transferência em Euro, usando o câmbio comercial real. Veja mais aqui.

A Mintos não cobra tarifas ou taxas do investidor, nem mesmo no movimentado mercado secundário. O valor mínimo de investimento é de €10 em cada empréstimo.

Por que recomendamos a Mintos?
Estamos com investimentos há mais de três anos na Mintos, com retorno real de mais de 12% ao ano, e operando principalmente com empréstimo com garantia de recompra em caso de atraso. Essa é a forma mais segura pois mesmo que o tomador não pague, em 60 dias a empresa originadora recompra o título pagando o principal e os juros.

O maior risco passa a ser, portanto, a escolha da empresa originadora. De fato, uma delas entrou em falência há alguns meses (a Eurocent) e até hoje a promessa de recompra não foi honrada. A escolha criteriosa dessas empresas é fundamental para quem gosta de títulos com garantia. Por isso, a Mintos avalia sua saúde financeira e atribui notas de risco.

Mesmo com tanta variedade de empréstimos, a interface de operação é simples e profissional, não apresenta bugs e evolui rapidamente. Você pode escolher seus papéis mediante o ajuste de filtros ou mesmo deixar tudo no automático (mas neste caso a rentabilidade é menor).

Veja aqui outro resumo sobre as vantagens da Mintos

Passos:
1. Se não tiver conta na Europa, abrir uma. Sugestão: Paysera
2. Registrar-se na Mintos (Contacte-nos para receber um link especial de convite para ganhar 1% de cashback)
3. Transferir recursos usando Transferwise. Mais informação aqui.  Link de convite para ganhar £15 de crédito aqui.
4. Montar uma estratégia de auto-invest customizada.

 Outros links:
https://www.p2p-banking.com/p2p-lending-services-open-to-international-non-resident-investors

Havendo interesse, voltaremos ao tema futuramente

3 comentários:

  1. Muito interessante ver um assunto diferente por aqui! Continue assim

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo Post, estou comecando a investir e diversificar é realmente bom. Estava na duvida entre a PeerBerry e a Mintos, mas vcs falaram apenas da Mintos entao deve de ser melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar mais de 12% ao ano em Euros é muito bom. Invisto em mais de dez plataformas atualmente, e a Mintos é sem dúvida a melhor delas. Tem só que ficar de olho para investir nos melhores Loan Originators. Este é um bom momento para entrar, a Mogo está pagando 16% ao ano nos empréstimos de longo prazo (a pessoa pode sair antes se for necessário, colocando para venda no mercado secundário). Se ainda não criou a conta, use o código de recomendação U93NTG durante a criação para ganhar 10 euros se investir 500 em 14 dias. Para mais detalhes, entre em contato no email isopor@gmail.com

      Excluir