Nos últimos quinze dias, observamos que os primeiros sinais do fim do relaxamento monetário dos EUA causaram uma saída de recursos dos países emergentes, com impactos diretos no dólar, bolsa e juros aqui. A se confirmar a recuperação dos EUA e o retorno à normalidade dos juros lá, seria o fim do ciclo dos investimentos estrangeiros fartos e baratos no Brasil.
Tesouro: voltaram a aparecer excelentes oportunidades de compra de "NTNB principal", o título favorito deste bloguista. Antes rendia pouco mais de 4% acima do IPCA, e agora foi para a faixa dos 5,0-5,5%. Depois de muito tempo, voltei às compras. Claro que os juros podem subir mais ainda, causando prejuízos nessas compras, mas sugiro aos leitores do blog avaliarem as oportunidades.
FII: com juros futuros nesses níveis acima - e até 12% no préfixado -, os FII tiveram queda brusca. Mas se a rentabilidade do FII tiver que voltar a níveis parecidos ao de uns dois anos atrás quando a Selic estava acima de 10%, os preços ainda podem cair uns 20% a 30% (por exemplo, rentabilidade aumentando de 0,6-0,7% para 0,9-1%). Portanto, muitos riscos para esse mercado ainda.
Gráfico do preço do NTNB principal para 2035, anos de 2012 (em amarelo) e 2013 (em preto). (A tendência de comportamento da linha é a subida constante com inclinação igual ao IPCA mais juros.)
IFIX em 2013. Se assemelha ao gráfico acima, mas o tamanho da queda está muito menor em termos percentuais.
Fala Cara
ResponderExcluirSou mto fã da sua planilha, mas como faço pra adicionar o XPGaia no FII.
Vá na aba "Saldo 2012" e embaixo de seu último FII cadastrado, selecione XPGA11, e ponha a quantidade que você tinha no primeiro dia do ano.
ResponderExcluirCerto, mas desta forma os proventos serao atualizados e tudo certinho?
ExcluirSim, mas cadastre também as operações que você fez durante 2013, na aba "Operações".
ResponderExcluir